sábado, 14 de fevereiro de 2009

ZIAELAS (254 – 228 a.C.)

Ziaelas (também conhecido como Zeilas) foi o terceiro rei da Bitínia, filho de Nicomedes I e Ditizele, sua primeira esposa.
Antes de morrer, Nicomedes, induzido por sua segunda esposa, Etazeta, afastou os filhos de Ditizele da sucessão real e Ziaelas ficou no exílio na corte do Rei Sames de Sofene.
Quando Nicomedes morreu (255), Etazeta assumiu a regência em nome de seus filhos menores. Ziaelas imediatamente tenta recuperar os seus direitos pela força, e retorna, ajudado pelos gálatas tolostobogianos. Embora Etazeta fosse apoiada por algumas cidades gregas vizinhas e pelo Rei Antígono II Gônatas, Ziaelas rapidamente conquistou, ainda que a duras batalhas, gradativamente toda a Bitínia. Etazeta refugia-se na corte de Antígono na Macedônia (254).
Vista aérea da cidade de Izmit, a antiga Nicomedia, capital da Bitínia
Seguindo o passo de seus antecessores, Ziaelas fundou uma cidade, Ziela, cuja posição é desconhecida.
Diz-se que os gálatas que apoiaram Ziaelas começaram a interferir no governo da Bitínia. Para livrar-se deles, o Rei organizou um grande banquete no qual pretendia assassinar a todos. Avisados, os gálatas acabaram por matar a Ziaelas.
Foi sucedido por seu filho Prusias.

FONTE: Wikipédia, versão em inglês e espanhol.Dictionary of Greek and Roman Geography por William Smith. Disponível em:http://books.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário