sábado, 21 de fevereiro de 2009

NICOMEDES III EVERGETES (127 – 94 a.C.)

Nicomedes III Evergetes (grego: “benfeitor”) sucedeu seu pai Nicomedes II Epífanes. Seu reinado será caracterizado pelo crescente poderio de Roma e do Ponto na Ásia Menor que limitariam suas expectativas de expansão territorial da Bitínia, embora levasse prosperidade para seu povo. Abaixo moeda com a efígie de Nicomedes III e do deus Zeus.


Em 103 a.C. o cônsul romano Caio Mário lhe pediu auxílio na luta contra os Cimbros, mas se recusou por causa da exações e opressões dos latifundiários romanos sobre seus súditos.
Em 102 a.C., aliou-se ao rei do Ponto, Mitrídates VI Eupátor, para conquistar a Paflagônia, que pertencia nominalmente aos Reis do Ponto por herança do último rei paflagônio, Pilemenes. Os aliados dividiram suas conquistas. Mas quando a informação de que a Paflagônia estava na posse dos dois reis chegou ao Senado romano, este enviou embaixadores a ambos requerendo que o país fosse restaurado à sua antiga condição. Mitrídates VI se recusou dizendo que estava na posse da herança de seu pai (Mitrídates V) e ainda invadiu a Galácia. Quanto a Nicomedes, ele respondeu que como ele não tinha qualquer direito ao país, ele o restauraria ao seu monarca legítimo. Astutamente (ou como diríamos hoje, com certo jeitinho brasileiro) alterou o nome de um de seus filhos para Pilemenes, o nome comum dos reis da Paflagônia, e estabeleceu-o como monarca da sua possessão da Paflagônia, como se ele tivesse restaurado ao trono à linhagem real; na realidade ele continuou ocupando o país sob pretexto frívolo. No entanto, o príncipe paflagônio Asteodoro manterá uma resistência aos bitínios com apoio de Roma. Abaixo a Bitínia de Nicomedes III e reinos adjacentes em torno do ano 100 a.C.



Em 96 a.C., Laodice, a viúva do Rei Ariarates VI da Capadócia, colocou-se sob a proteção de Nicomedes temendo por sua vida e a de seus filhos – Ariarates VII e Ariarates VIII – contra a pretensão expansionista de Mitrídates VI Eupátor, irmão de Laodice, que havia instigado o assassínio do rei defunto. Nicomedes casa-se com Laodice e passam a reger a Capadócia. Após a morte das duas crianças, Nicomedes foi expulso por Mitrídates após uma série de batalhas. Sua única alternativa é apelar para a “guardiã” do Mundo, Roma. Laodice e Nicomedes levantam um impostor, pretensamente um terceiro filho de Ariarates VI com Laodice, e o envia a Roma a fim de buscar apoio para esse “filho”. Tal pretensão foi rejeitada pelo Senado romano como as reclamações contra Mitrídates VI.
De sua primeira esposa, Aristônica, teve Nicomedes Filopátor que seria seu sucessor. Também tinha uma amante, Agna de Cizico, que lhe deu um filho, Sócrates. Agna e Sócrates viviam em Cizico sustentados pelo Rei.
Quando da morte do Rei Nicomedes III por velhice (uma tradição fala de envenenamento), em 94 a.C., seu filho legítimo, Nicomedes o sucederá, mas terá que disputar o trono com Sócrates.

FONTE: Wikipédia, versão em catalão, inglês e espanhol.
Dictionary of Greek and Roman Geography por William Smith. Disponível em:http://books.google.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário