sábado, 14 de fevereiro de 2009

ETAZETA (255-254 a.C.)

Rainha da Bitínia, Etazeta foi regente por um ano após a morte de seu marido, o Rei Nicomedes I. Ambiciosa, Etazeta induziu a Nicomedes a excluir da sucessão real os filhos do seu primeiro casamento com Ditizela e a preferir os filhos deste com ela. Quando da morte do Rei, os filhos deste com Etazeta eram menores e ela assumiu a regência do Reino e os colocou sob a tutela do Rei Antígono II da Macedônia, Ptolomeu II do Egito e solicitou proteção das cidades de Bizâncio, Heraclea e Cios conforme determinado por Nicomedes antes de sua morte. Para dar maior legitimidade ao seu governo Etazeta casa-se com o irmão de Nicomedes.
O lago Abant (Turquia) fazia parte do antigo reino da Bitínia.

Afastado astutamente do trono por sua madrasta , Ziaelas, filho mais velho de Nicomedes, exila-se na corte do Rei Sames da Armênia Sofene. No entanto, quando da morte de Nicomedes, Ziaelas se lança numa campanha bélica para tomar o trono da Bitínia.
Como nenhum dos presumidos guardiões de seus filhos e governo interviram, Etazeta foi derrotada por Ziaelas e desterrada para a Macedônia com seus filhos onde posteriormente morreu.

FONTE: Wikipédia, versões em inglês e espanhol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário