sábado, 14 de fevereiro de 2009

NICOMEDES I (278-255 a.C.)

Nicomedes, filho primogêntio e sucessor de Zipoites, foi o segundo rei da Bitínia. Abaixo, moeda com a efígie de Nicomedes I.



Nicomedes I iniciou seu reinado mandando degolar dois de seus irmãos, tendo em vista evitar futuras disputas pelo trono. Em 277 a.C. um terceiro irmão, chamado Zipoites como seu pai, lançou-se em armas contra Nicomedes. Sustentado por Antíoco Sóter, rei da Síria helenística, Zipoites II teve êxito considerável já que conseguiu dominar uma boa parte da Bitínia. Enquanto enfrenta seu irmão, Nicomedes ainda tem que lutar contra Antíoco Sóter que tenda dominar a Bitínia desde os dias de seu pai. Para fortalecer-se contra a ameaça de Antíoco, Nicomedes se alia à cidade grega livre de Heraclea Pôntica e com o rei da Macedônia Antígono II Gônotas. O ataque de Antíoco foi inexpressivo já que se retirou da Bitínia sem travar uma só batalha. Nicomedes volta-se para a ameaça mais grave representada por seu irmão ( que governa parte da Bitínia há três anos) solicitando a ajuda dos celtas da Gália (atual França), que liderados por Lenório e Lotário, atravessaram a Europa e chegando ao estreito do Bósforo (que separa a Europa da Ásia Menor) e atacam Bizâncio. Abaixo, o Estreito do Bósforo(Trácio).


Nicomedes providencia para que os invasores atravessem para a Ásia e juntos derrotam e matam Zipoetes II. Os celtas, mais conhecidos como gálatas, possivelmente ajudaram Nicomedes contra Antíoco e por fim estabelecem-se no interior da Anatólia. Nicomedes assumiu o controle de toda a Bitínia e sob seu reinado esta alcançou poder e prosperidade.
Seguindo os passos de seu pai, bem como de outros muitos governantes gregos da Ásia, perpetuou seu nome com a fundação de uma nova capital. A nova cidade, chamada Nicomedeia, foi erguida próximo ao antigo assentamento da colônia grega de Astacos, local estratégico que resultou em a cidade fosse uma das mais prósperas da Anatólia por seis séculos. Segundo o historiador Eusébio de Cesaréia sua fundação ocorreu em 264 a.C. Nicomédia é a atual cidade turca de Izmit cuja imagem ilustra o título deste blog. Abaixo imagem de Izmit, a antiga Nicomédia.
A Nicomedes é atribuída a compra da famosa estátua de Vênus de Cnido feita pelo escultor Praxíteles cujo valor equivalia a dívida pública da cidade.
Nicomedes casou-se duas vezes. Sua primeira esposa foi Ditizela com quem teve três filhos: Prusias, Ziaelas e Lisandra. Sua segunda esposa, Etazeta, convenceu-o a legar seu trono a seus próprios filhos em detrimento dos de sua primeira união. Quando da sua morte em 255, os filhos de Etazeta eram pequenos e esta assumiu a regência.

FONTE: Wikipédia, versões em espanhol e inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário